Sistemas de Freio

O sistema de freio automotivo é simples de ser compreendido, e trabalha com os princípios e conceitos da Hidráulica.

Um sistema hidráulico fechado que conta com o auxílio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico e para a geração de força que será aplicada nos componentes de atrito.

O motorista é a peça chave para o acionamento do freio. Quando o motorista aciona o pedal de freio o sistema entra em funcionamento. A haste que está ligada ao pedal também está ligada ao servo freio, que por sua vez tem a função de auxiliar o motorista na frenagem. O servo freio cria um vácuo interno em duas câmaras separadas, quando o motorista aciona o pedal de freio acaba dando passagem para o ar entrar em uma das câmaras, assim, a haste é direcionada para frente por que a outra câmara está sob constante vácuo do motor.

[Servofreio que auxilia o motorista na atuação do freio]

[Servofreio que auxilia o motorista na atuação do freio]

A haste continua avançando, com a ajuda do servo freio, acionando os pistões ou êmbolos do cilindro mestre. O cilindro mestre é um componente responsável por gerar pressão interna no sistema e promover o deslocamento do fluido de freio até as rodas.

 

[Cilindro mestre de atuação]

[Cilindro mestre de atuação]

O fluido de freio está em todo sistema, portanto, os êmbolos quando se deslocam acabam deslocando todo o fluido no sistema, assim os itens de atuação como pinça e cilindro de rodas também vão deslocar seus êmbolos no mesmo curso.

A pinça de freio recebe o movimento do fluido que entra em contato com seu êmbolo interno. O êmbolo ou pistão interno possui uma determinada área onde o fluido vai entrar em contato e gerar uma determinada força de ação sobre este pistão.

O pistão atua sobre as pastilhas e sapatas com lonas onde entram em contato com o disco, na dianteira, e tambor na traseira. Estas peças geram atrito e diminuem a velocidade da roda e conseqüentemente do veículo.

 

[Disco de freio]

[Disco de freio]

[Pastilha de freio]

[Pastilha de freio]

À medida que cresce a tecnologia no mundo automotivo, aumenta também o número de siglas para tratar sobre os sistemas do veículo. Mas você sabe o que elas querem dizer?

Para ajudar a identificar o que elas significam, separamos as siglas que têm como função em comum ajudar a manter o controle do carro. A mais popular delas é o ABS. Aprenda um pouco mais sobre essa sopa de letrinhas do ramo automotivo.

1 – ABS – Vem do inglês “Anti-lock Braking System” e quer dizer sistema de freio antitravamento. Por meio de sensores instalados nas rodas, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar. O ciclo de aplicação e desaplicação se alternam e podem se repetir muitas vezes por segundo. O aviso do ABS no painel do carro ocorre quando o sistema é ativado, ou seja, em freadas bruscas. Se o símbolo aparecer no painel em situações normais de trânsito, procure um mecânico.

2- EAS – A sigla EAS significa Eletronic Actuation System. É um sistema de controle de tração e também de altura do carro em relação ao solo. Também atua ao mesmo tempo como um auxiliar do ABS, agindo mesmo que o pedal não seja levado ao fundo. Sua função em condições extremas de frenagem é controlar a altura do veículo.

3 – ESP – Tem a função de reconduzir o automóvel à trajetória original em caso de desestabilização, seja ela no eixo traseiro ou dianteiro. A sigla vem do inglês “Eletronic Stability Program”, ou programa eletrônico de estabilidade. Nos carros mais modernos é possível desativar o ESP por meio de um botão localizado no console. É essencial para uma dirigibilidade mais segura.

4 – EBD – São as iniciais de “Eletronic Brake Force Distribuition” em inglês. Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem. Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.

5 – BAS – Brake Assist System é um sistema de auxílio de frenagem em urgência, que joga carga máxima no freio quando o motorista pisa no pedal bruscamente. Atua junto com o ABS e o EBD.

Realizamos as manutenções preventivas e corretivas para o sistema de freio através dos seguintes serviços:

● Busca e correção de defeitos
● Troca de pastilhas
● Troca de flúido de freio
● Reparo eletrônicos em sistemas ABS e similares
● Manutenção preventiva.

História

A Carbuclinic foi fundada em 1992, com o objetivo de oferecer serviços especializados na afinação de motores automotivos e reparos nos sistemas de carburação, injeção eletrônica e ignição.

Possuímos um estoque atualizado, com peças de alta confiabilidade e garantia. Trazendo conforto e economia de tempo para o cliente.

Fazemos orçamento prévios e oferecemos algumas formas e condições de pagamentos.

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