Air Bag

O air bag é um dispositivo de segurança complementar ao cinto de segurança. O cinto garante a retenção necessária para que o air bag atue com eficácia, além de garantir a correta trajetória do ocupante na direção da bolsa de ar.

Segundo a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), o equipamento não é projetado para acionar em qualquer tipo de colisão. O parâmetro de controle de acionamento do air bag está associado à desaceleração do veículo, ao ângulo de colisão e ao risco de lesão grave ou fatal.

Devido à alta velocidade de acionamento, o air bag pode causar lesões graves ou fatais caso o ocupante não esteja em uma posição correta. Portanto, é recomendável não dirigir muito perto do volante, manter os braços posicionados na posição correta no volante, não colocar o banco muito próximo do painel de instrumentos e não ficar com os pés em cima do painel.

Marcus Vinicius Aguiar, diretor-técnico da AEA, recomenda que nunca se deve deixar objetos no colo ou na boca, ou ainda crianças e animais entre você e o air bag pois, no caso de acidente, as lesões serão agravadas.

“Nunca transporte crianças em regiões próximas ao air bag no banco, na cadeirinha ou no colo, pois, no caso de acionamento, elas poderão sofrer ferimentos gravíssimos.”

Uma dúvida comum é sobre se o equipamento emite gases tóxicos ou inflamáveis. A resposta é NÃO. O air bag não emite gases tóxicos e inflamáveis. O pó branco que se depreende durante a abertura é um talco utilizado para a sua lubrificação.

Revisões

Outra dúvida encaminhada por leitores do Notícias Automotivas é em relação a revisões. Aguiar esclarece que não é necessário submeter o air bag a revisões periódicas. Entretanto, ele recomenda que o sistema seja inspecionado por uma oficina autorizada se a lâmpada indicadora de anomalias no painel de instrumentos permanecer acesa após a partida do veículo, acender durante a condução normal do veículo ou não acender durante a partida.

Após o acionamento, não há como recuperar o air bag, portanto, o sistema deve ser revisto e as peças necessárias trocadas. Aguiar recomenda que o proprietário do veículo leia atentamente o Manual do Proprietário para informações adicionais sobre o air bag do seu veículo.

Leandro Oliveira, consultor técnico da Volvo Cars Brasil, também deixa claro que resultados de testes regulares da marca mostram que o funcionamento do sistema de air bags não é negativamente afetado com o passar dos anos.

Uma vez acionado, o equipamento não pode ser reutilizado, deve ser substituído. Segundo Oliveira, no caso da Volvo, os preços variam bastante de acordo com o modelo, mas para se ter ideia, o air bag de volante do V40 custa R$ 3.600. O tempo gasto para fazer a substituição deste item é de aproximadamente 30 minutos.

Informações Volkswagen

Os airbags frontais são mais um importante recurso de segurança passiva e podem salvar vidas ou reduzir a gravidade dos ferimentos do motorista e dos passageiros em caso de colisões frontais. As bolsas de ar são infladas em frações de segundo por sensores capazes de avaliar a intensidade de uma batida, amortecendo o choque do corpo dos ocupantes contra o volante, painel e laterais do carro.

É importante lembrar que o airbag não substitui o cinto de segurança, que sempre devem ser utilizados. Em uma colisão, além de evitar que os usuários do carro sejam arremessados para fora, o cinto é pré-tensionado mantendo os passageiros em seus lugares, fazendo com que a ação dos airbags seja mais efetiva.
De maneira geral, não existe prazo de validade para os airbags, sendo que – durante o funcionamento normal do veículo – o próprio sistema faz as verificações necessárias e sinaliza por meio de luzes indicadoras no painel, qualquer anomalia no sistema.

No caso de acidentes que provoquem o acionamento dos airbags, todos os dispositivos de ignição e componentes dos airbags e pré-tensionadores disparados com suas unidades de comando e sensores deverão ser substituídos. Os custos com a substituição dos airbags e pré-tensionadores variam em função de cada veículo.
É importante frisar que, normalmente, os acidentes com acionamento dos dispositivos de segurança são mais graves, envolvendo, assim, o reparo de diversos outros componentes do veículo, o que consequentemente influencia no tempo necessário de reparo e nos custos dos mesmos.

[Equipamento não passa por nenhuma revisão específica, mas é preciso ficar atento aos avisos no painel]

[Equipamento não passa por nenhuma revisão específica, mas é preciso ficar atento aos avisos no painel]

Revisões preventivas – manual do proprietário

De acordo com o manual do fabricante do veículo com qualidade original e preço competitivo.

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